Mansfield Park, de Jane Austen
Eu amo Jane Austen e sigo firme no propósito de ler toda a sua obra. Terminei "Mansfield Park". Considerado um ponto de maturidade em sua bibliografia, devo admitir que senti falta do romantismo (sou uma romântica)! Talvez aqui o ponto central fosse uma grande ode aos princípios morais e crítica a falta de virtude da sociedade britânica (ou porque não universal).
Trata-se da história de Fanny. Nossa heroína tinha de nove para dez anos quando foi acolhida na casa de seus tios ricos, em Mansfield Park. Passa, então, a ser “vítima” dos caprichos de seus parentes, mas sua alma resiliente consegue encontrar conforto e amabilidade. Apesar de sua fragilidade, timidez e insegurança, Fanny possui arraigados princípios morais e acaba sendo observadora de todos os vícios e defeitos de seus primos e primas, à exceção de Edmund, a quem dedica sua maior devoção e amor.
ALERTA DE SPOILER!!!
A história começa efetivamente a se movimentar com a chegada dos irmãos Mary e Henry Crawford. Enquanto a primeira rouba a atenção e sentimentos de Edmund, o segundo flerta descaradamente com todas as mulheres a sua volta. A vaidade dos irmãos e falta de decoro não passam despercebidas por Fanny.
No entanto, apesar do caráter duvidoso de Henry, quando este parece estar apaixonado por Fanny, não vou negar que cheguei a torcer por ele. Esperando por uma reviravolta em que ele então abriria os olhos para os melhores sentimentos e valores morais e ela aos poucos esquecesse seu primo (que padecia considerá-la apenas como uma irmã) e se apaixonar pelo jovem. Ou seja, um fio de esperança para essa sociedade tão desvirtuada ao mesmo tempo que encontraríamos a paixão do romantismo. No entanto, ao que parece nada poderia tirar Jane Austen de seu propósito em expor os males sociais.
O livro não decepciona, mas quem espera um herói vigoroso, bravo, charmoso... certamente não encontrará. O tom é contido o tempo inteiro.
***************
FICHA TÉCNICA
Título: Mansfield Park (Edição Bilingue)
Autora: Jane Austen
Editora: Landmark; Edição: 1ª (10 de junho de 2014)
Número de páginas: 879 páginas
Sinopse: Nascida em uma família sem muitos recursos, Fanny Price é enviada aos 10 anos para a casa do tio, que será o responsável por sua educação. Na mansão de Mansfield Park, a menina é criada com os primos, que a tratam com indiferença – menos Edmund, com quem de fato mantém uma amizade. Ao longo dos anos, a gratidão e o carinho que ela nutre por ele acabam se transformando em um amor secreto, e Fanny tem que lidar com novos sentimentos e sensações. Publicado em 1814, Mansfield Park é considerado o romance mais ambicioso e profundo de Jane Austen.
0 comentários