A filha primitiva, de Vanessa Passos
Vencedor do 6º Prêmio Kindle de Literatura, o romance "A filha primitiva", da autora cearense Vanessa Passos, é um desses livros que nos prende do início ao fim com capítulos curtos e cenas fortes.
Já nas primeiras páginas somos consumidos por essa história de uma avó negra, que esconde seu passado e busca na religião o consolo para suas feridas; uma mãe branca revoltada por não conhecer seu passado e que descobre na escrita um modo de reescrever sua história; e uma neta que se alimenta da raiva da mãe.
Narrada pela protagonista mãe, ela acredita que ao preencher as lacunas de sua história possa encontrar algum consolo para uma existência levada por escolhas que sequer eram delas próprias.
Nossas protagonistas não tem nome. Uma escolha da autora como forma de enfatizar que essa história não é de nenhuma personagem, ela pode ser de qualquer mulher.
A escrita crua de Vanessa desnuda o machismo estrutural e o sexismo da nossa sociedade, aliados à vulnerabilidade social e o racismo. Ela não mede palavras. Corta o supérfluo e nos deixa com o essencial em sua narrativa. É uma daquelas obras rápidas de ler, mas que ficam ressoando dentro da gente por muito tempo.
**********
FICHA TÉCNICA
Título: A filha primitiva
Autora: Vanessa Passos
ASIN: B099QR79LN
Número de páginas: 97 páginas
0 comentários