Deixada para trás, de Charlie Donlea
SINOPSE: Nicole e Megan são alunas do último ano da high school de Emerson Bay, uma cidadezinha na Carolina do Norte. Certa noite de verão, elas desaparecem de uma festa. A polícia realiza uma busca intensa, mas não encontra nenhuma pista. Quando já haviam perdido as esperanças de encontrá-las com vida, Megan aparece, milagrosamente, ao conseguir escapar do cativeiro. Um ano depois, Megan lança um livro contando o seu martírio naquelas duas semanas, e, imediatamente, ele se torna um best-seller e a converte de uma heroína local em celebridade nacional. Trata-se de um relato triunfante e inspirador, exceto por um detalhe inconveniente: Nicole continua desaparecida. Livia, irmã mais velha de Nicole, aluna de patologia forense, espera que um dia, o corpo de Nicole seja encontrado, e caberá a alguém como ela analisar a evidência e determinar finalmente a causa da morte de sua irmã. Em vez disso, a primeira pista do desaparecimento de Nicole surge de outro corpo que chega ao necrotério onde ela trabalha e que de algum modo está ligado ao passado de Nicole. Então, Livia entra em contato com Megan para contar a descoberta, e pedir mais detalhes da noite em que as duas foram sequestradas. Lampejos de memória surgem, apontando para algo mais sombrio e monstruoso do que o descrito em suas arrepiantes memórias. Quanto mais ela e Livia se aprofundam, mais se dão conta de que, às vezes, o terror verdadeiro está em encontrar exatamente o que estávamos procurando.
A narrativa de Charlie Donlea em "Deixada para trás" mantém sua assinatura intercalando o presente com fatos anteriores de modo a fazer com que o leitor vá percebendo o contexto do acontecimento e sendo levado a tirar suas conclusões. No entanto, nada é tão simples ou evidente quando se trata dos livros do autor. Donlea usa de técnicas para o leitor desconfiar de vários personagens e assim desviar a atenção de quem é realmente o culpado. E, claro, eu sempre caio na dele... Mas tudo bem.
Acho que em "Deixada para trás", o escritor dá um passo além do seu livro de estréia "A garota do lago". Ele não deixa pontas soltas e entra num universo bem mais sombrio. Uma coisa que percebi nos dois livros é que suas "heroínas" não são nem de longe clássicas. Pelo contrário, ele sempre nos apresenta pessoas verdadeiras, boas e más, com seus traumas e superações.
Se eu puder reclamar de uma coisinha seria das partes descritivas de prática forense. Entendo da importância para essa narrativa, mas foi excessivo para mim e em alguns momentos cortava o clima da leitura.
************
FICHA TÉCNICA
Título: Deixada para trás
Autor: Charlie Donlea
Editora: Faro Editorial; 1ª edição (3 novembro 2017)
Número de páginas: 365 páginas
ISBN-13: 978-8595810082
0 comentários