É assim que acaba, de Colleen Hoover
Enquanto escrevo essa resenha, "É assim que acaba" figura como o livro mais vendido na Amazon. Isso mesmo, ele é o número 1 na categoria Livros. Assim, sem mais, a obra da autora norte-americana Colleen Hoover se estabelece como a best seller da atualidade.
Nesse romance, temos Lily, uma menina cuja vida não foi fácil, mas que soube ir atrás de seus sonhos. Ela percorreu um longo caminho desde a infância, em uma cidadezinha no Maine: se formou em marketing, mudou para Boston e abriu a própria loja. É quando ela conhece Ryle, um neurocirurgião confiante (até arrogante), teimoso e lindo, claro, mas... sempre tem um mas... avesso à relacionamentos. No entanto, o romance engrena e é quando reaparece Atlas, o primeiro amor de Lily.
Mas engana-se quem pensa que a narrativa gira em torno de um triângulo amoroso. O que a sinopse não revela claramente é o conflito emocional de nossa protagonista ao se ver num relacionamento abusivo, fazendo-a questionar tudo o que ela até então sabia sobre sua família e sobre si mesma.
Desde o início da narrativa, o leitor é submerso no universo de nossa protagonista/narradora que nos conta sua história em primeira pessoa e no presente, de modo que parece que vamos vivendo junto com ela os acontecimentos. O background da personagem é apresentado por meio de um diário/cartas que ela escrevia para a apresentadora Ellen DeGeneres, a quem ela tinha como "amiga" já que acompanhava seus programas durante sua adolescência.
O livro é bem escrito, não há dúvidas, e apresenta uma face da violência doméstica que muitas vezes é encoberta ou desconhecida por quem não vivenciou tal realidade. Em nota escrita ao final do livro, a autora revela os detalhes experenciados pelo seu núcleo familiar e essa nota foi o que mais me tocou em todo o livro, pois revela a verdade por trás da ficção.
*********
FICHA TÉCNICA
Título: É assim que acaba
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera; 18ª edição (18 janeiro 2018)
Número de páginas: 368 páginas
ISBN-13: 978-8501112514
0 comentários