Pátria, de Fernando Aramburu

by - dezembro 13, 2022


Fenômeno editorial espanhol com mais de 1 milhão de exemplares vendidos apenas em seu idioma original, "Pátria" narra a história de duas famílias separadas pela violência do grupo terrorista ETA.

SINOPSE: Bittori e Miren eram muito amigas. Foi preciso uma força descomunal para colocar uma contra a outra: o terrorismo praticado pelo ETA. Quando o marido de Bittori é marcado para morrer, a tensão se espalha pela pequena vila basca e Miren é levada a se radicalizar ao ver um dos filhos entrando para o grupo separatista. Tudo pareceu de certa forma resolvido depois que Bittori foi obrigada a deixar seu lar em virtude do assassinato do marido. Por isso, quando o ETA anuncia o fim da luta armada, anos depois, ela resolve voltar à vila para um acerto de contas com o passado.

Como obra literária, os personagens são bem construídos e representam as várias personas do conflito. A narrativa não linear mescla tanto o passado com o presente como as vozes narrativas, permitindo de alguma forma que o leitor se aproxime de pontos de vistas diversos. Os personagens são tão plurais que ouso dizer que não temos duas protagonistas, mas vários, sendo o conflito e dor daquele povo o que é mais proeminente. Ao focar no dia a dia dessas pessoas, nas suas rotinas, a história mantenha um tom leve msmo diante de um assunto pesado.

Por outro lado, enquanto muitos têm elogiado a narrativa envolvente que Fernando Aramburu emprega no livro, eu a achei repetitiva em vários momentos. Capítulos inteiros poderiam ter sido poupados. Por isso, não entendi o frenesi instigado por Mario Vargas Llosa que afirma “Fazia muito tempo que eu não lia um livro tão convincente e envolvente, concebido com tamanha inteligência”.

A virtude da obra seja talvez enfrentar o tema. Eu li "Pátria" com muito interesse, pois morei em Donostia/San Sebastián enquanto ainda havia luta armada. O ETA estava ativo e foram várias as notícias de atentados, uma greve geral, a imagens da ertzaintza de negro agindo... Talvez por ter estado ali, eu esperava um impacto diferente do livro, que acabou não vindo. Tenho visitado aquele lugar que se tornou um segundo lar em meu coração constantemente e meus amigos bascos são os mais incríveis que alguém poderia desejar. Não posso ter nada menos do que amor e admiração enormes.

*********

FICHA TÉCNICA

Título: Pátria

Autor: Fernando Aramburu

Editora: Intrínseca

Número de páginas: 512 páginas

ISBN-13: ‎ 978-8551004944

You May Also Like

0 comentários