A biblioteca da meia noite, de Matt Haig

by - março 02, 2023


Eu estava com "A biblioteca da meia noite" na minha estante do Kindle há um tempo. Tanto que quando o peguei para ler já não fazia ideia do que a história tratava. Isso foi muito positivo porque comecei a leitura sem spoilers e fui me surpreendendo positivamente, especialmente porque é uma leitura que traz muitas reflexões e início de ano sempre é um período fértil para isso.

O começo é muito instigante. Quando li "cinco horas antes de ela decidir morrer...", eu pensei: opa! como assim?!

A obra nos apresenta à Nora Seed. Aos 35 anos, ela é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido.

"Entre a vida e a morte, há uma biblioteca — disse ela. —E, dentro dessa biblioteca, as prateleiras não têm fim. Cada livro oferece uma oportunidade de experimentar outra vida que você poderia ter vivido. De ver como as coisas seriam se tivesse feito outras escolhas... Você teria feito algo diferente, se houvesse a chance de desfazer tudo de que se arrepende?"

Quando chegamos na Biblioteca, pensei que a narrativa iria caminhar para o fantástico, mas não. O autor amarrou tudo à questões da física como universos paralelos e multiverso.

Então seguimos - céticos - acompanhando as várias possibilidades de vida de Nora e foi nisso que o livro não surpreendeu. Muitos acontecimentos são previsíveis. Mesmo assim, continuamos a leitura porque ela reflete sobre temas universais, ao mesmo tempo em que é leve (apesar de trazer vários gatilhos) e ágil com capítulos curtos.

A maior parte das ponderações está baseada na filosofia, afinal essa é a formação de Nora. Vamos encontrar muito de Thoreau, seu filósofo favorito.

Mesmo com todos os clichês sobre o sentido da vida, acho que vale a leitura, pois não custa nada nos lembrarmos de que "O impossível, acho, acontece com o viver".

********

FICHA TÉCNICA

Livro: A biblioteca da meia noite

Autor: Matt Haig

Editora: Bertrand Brasil

Número de páginas: 308 páginas

ISBN: 978-6558380542


You May Also Like

0 comentários